segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


INFORMATIVO 30/2012



QUARTA CAPACITAÇÃO CONTINUADA 
DE COORDENADORES DE TURMAS 

  Curso de Capacitação continuada do Travessia Nota 10 envolve cidades do Vale 
 No próximo dia 13 de fevereiro acontecera em diamantina a quarta capacitação continuada de coordenadores de turmas com a presença dos 17 núcleos  pertencentes ao polo de Diamantina. 
O “Travessia Nota 10” é um programa do Governo de Minas Gerais, viabilizado por meio de parceria entre os governos federal e estadual, desenvolvido pelo sistema Sedvan/Idene, formado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas e pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais. O programa atua na alfabetização de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar ou concluir seus estudos. 


Parceria O secretário Gil Pereira destaca a responsabilidade e o comprometimento dos diretores e técnicos do Estado e da rede de formadores, vinculados à Fundação Educacional Montes Claros e à Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão. “São fundamentais as parcerias com as prefeituras municipais da região e os organismos da sociedade civil organizada, nesta cruzada pela diminuição dos índices de analfabetismo em Minas e no Brasil”. 


A assessora especial do sistema Sedvan/Idene, Rachel Ulhôa, lembra que o “Travessia Nota 10” tem como proposta construir conhecimento. As habilidades necessárias para a utilização da leitura e da escrita são trabalhadas em sua dimensão prática. O objetivo é a criação de bases para que as pessoas envolvidas tenham condições de buscar níveis mais avançados na sua formação educacional, bem como de melhorar significativamente a sua qualificação para o trabalho e a sua vida cotidiana: 


“Ler, escrever, interpretar e realizar as quatro operações matemáticas básicas representam muito mais do que a decodificação e utilização dos símbolos do sistema da linguagem e da matemática. Essas ações são inseridas em um projeto de cooperação na convivência”.



10- DICAS PARA SER GENTIL NA CONVIVÊNCIA.

1- Tente se colocar no lugar do outro. 
2- Aprenda a escutar.  
3- Pratique a arte da paciência. 
4- Peça desculpas sempre que necessário.
5- Procure ao menos três qualidades no outro.
6-Respeite as pessoas quando elas pensarem ou agirem diferente.
7- Demostre interesse pelo outro.
8- Analise a situação : Em situações difíceis, decida no dia seguinte . 
(Alcançar soluções construtivas e justas depende também do seu equilíbrio interno)
9- Não entre em competição. Busque a cooperação 
10-Seja gentil. "A gentileza nos leva a resultados criativos e produtivos"

Rodrigo Dias -Coordenador de turmas Travessia nota10

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


Paulo Régis Neves Freire

Paulo Régis Neves Freire, educador pernambucano, nasceu em 19/9/1921 na cidade do Recife. Foi alfabetizado pela mãe, que o ensina a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Com 10 anos de idade, a família mudou para a cidade de Jaboatão.


Biografia 



Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, Paulo Freire começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. Enquanto cursava a faculdade de direito, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira. Com a esposa, tem teve cinco filhos e começou a lecionar no Colégio Oswaldo Cruz em Recife.

No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos. Em 1958 participa de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro. Neste congresso, apresenta um trabalho importante sobre educação e princípios de alfabetização. De acordo com suas idéias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e política. 

No começo de 1964, foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Logo após o golpe militar, o método de alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaça à ordem, pelos militares.Viveu no exílio no Chile e na Suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área de educação. Sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, foi lançada em 1969. Nela, Paulo Freire detalha seu método de alfabetização de adultos. Retornou ao Brasil no ano de 1979, após a Lei da Anistia.

Durante a prefeitura de Luiza Erundina, em São Paulo, exerceu o cargo de secretário municipal da Educação. Depois deste importante cargo, onde realizou um belo trabalho, começou a assessorar projetos culturais na América Latina e África. Morreu na cidade de São Paulo, de infarto, em 2/5/1997.

Obras do educador Paulo Freire:

• A propósito de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 1961.
• Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários – Revista de Cultura da Universidade do Recife. Número 4, 1963: 5-22.
• Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
• Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
• Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.
• A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
• A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
• Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
• Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
• Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.
• À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.
• Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
• Mudar é difícil, mas é possível (Palestra proferida no SESI de Pernambuco). Recife: CNI/SESI, 1997-b.
• Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000.
• Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
Gláucia 

SER PROFESSOR É A TROCA DE EXPERIENCIA E O APRENDER COM O OUTRO... 

COORDENADORES: GLÁUCIA, RODRIGO, ADAIL

MENSAGEM AOS EDUCADORES...



UM MERO PROFESSOR APENAS APONTA O CAMINHO DAS ESTRELAS; 
UM PROFESSOR DE VERDADE AJUDA A ALCANÇA-LAS.

O SABER...

Clarice Lispector
NÃO HÁ SABER MAIS, NEM SABER MENOS, HÁ SABERES DIFERENTES 
                                                  Paulo Coelho